Jovens missionários evangelizam garotas de programas

Programa Maria Madalena atende centenas de mulheres da periferia paulistana

* Valdicleoson Maranhão dos Santos

pev1920@hotmail.com

Evangelização do jovens missionários

A evangelização Maria Madalena na periferia de São Paulo.
Comunidade Aliança da Misericórdia

Jovens envolvidos em suas religiões atuam nas mais diferentes pastorais e movimentos de evangelização. O Grupo de Evangelização Maria Madalena é composto por leigos, religiosos e seminaristas de 18 anos a 28 anos de idade e busca prestar apoio a adolescentes, jovens e até mesmos os adultos envolvidos com a prostituição.

O Programa Maria Madalena é realizado pela Comunidade Aliança da Misericórdia, ligado à Arquidiocese de São Paulo, tendo o apoio do Dom Gil Antônio Moreira, bispo auxiliar da Região Ipiranga (SP). Com a motivação de pregação do evangelho, teve  início em 2005 e e atendeu a centenas de mulheres, de acordo com a coordenadora do grupo de evangelização, Paula Cruz.

Mais matéria:

Bispo auxiliar Dom Gil Antônio Moreira

Dom Gil A. Moreira, Bispo Auxilair de São Paulo motivou a evangelização Maria Madalena

Dom Gil ao propor o programa, disse aos jovens voluntários: “Vocês falam de sonho, mas eu vejo que já é realidade e que seus corações batem ao uníssono com que Jesus está querendo de sua Igreja aqui em São Paulo, uma nova evangelização a partir dos mais pobres. O vosso lema será Evangelizar para Transformar, para transformar o evangelizado em evangelizador”.

A espiritualidade

A comunidade Aliança da Misericórdia, que gerou o movimento Maria Madalena, cultiva o carisma e a espiritualidade. Cruz afirma que para manter a vinculação da congregação à Igreja Católica “cultiva o coração misericordioso de Jesus, na perspectiva do encontro do coração pobre no irmão marginalizado, para assim realizar a ação da caridade”.

maria madalena

Momento de oração na missão é fundamental.

Para a jovem coordenadora, o grupo de evangelização reflete a grande motivação do Movimento Maria Madalena: “levamos a palavra de Deus e refletimos de acordo com a realidade da pessoa, além de levar flores,  e pequenas lembrancinhas, vejo que é o modo de buscar a dignidade humana de acordo com os princípios éticos, morais e cristãos, e de seus direitos e deveres como cidadãos integrantes de uma sociedade civil e organizada”.

Por manter a proposta do Programa, os jovens do movimento Maria Madalena atuam pastoralmente com pobres e ricos; homens e mulheres; centro e periferia; dimensão carismática e libertadora.

Jesus como a fonte de esperança

O movimento o nome do movimento homenageia Maria Madalena, que foi prostituta e quando se encontrou com Jesus o seguiu sem olhar para trás. Foi uma das mulheres que permaneceu aos pés da cruz e a primeira a vê-lo depois da ressurreição. Paula Cruz diz que “há sempre uma esperança de que essas pessoas após se encontrarem com Jesus busquem a vida nova”.

Qualquer pessoa que deseja contribuir ou mesmo fazer parte do Movimento Maria Madalena, pode ser voluntário ou fazer doações em dinheiro ou alimentos não perecíveis através do e-mail  mariamadalena@misericordia.com.br e  telefone (11) 3943-3725.

Mais matéria: