Conceito de espiritualidade

Qual espiritualidade seguir?

* Maria Eugenia LLoris Aguado

Participo e vivo a espiritualidade mas dentro da cultura impregnada de valores católicos, como muitos de nós desde faz anos, mas confesso que hoje depois de escutar os colegas e antes de entrar e abrir os arquivos da minha  memória    entrei  na internet,  e fiquei supressa com a variedade de sites, modelos, estilos e amplidão do conceito: Espiritualidade Zen, Espiritualidade integral, espiritualidade de cima para baixo,… Sites espíritas, budistas, de matriz africana,…e Espiritualidade dos animais?  Nem sabia que isso existia,,.. é possível viver uma espiritualidade sem  escolher religião?  qual escolher?  Um pouco de cada? Um site cada dia? Criar a minha? … e ao final, no meio de tantas opiniões,  o que é espiritualidade. Você já se perguntou sobre o sentido ou o que é,  o que significam estas duas palavras, ou simplesmente acha?

Primeiramente definamos estes dois conceitos de maneira global: espiritualidade e juventude.

Definição de espiritualidade:  seguir o espirito.

Espiritualidade vem de espírito. Ao invés de entender essa afirmação de uma forma integrada e globalizante, entendeu-se ao longo da história de forma fragmentada e justaposta.  Compreendeu-se o ser humano como um ser composto de corpo e alma ou de matéria e espírito. Perdeu-se a unidade sagrada do ser humano vivo que é a convivência dinâmica de matéria e de espírito entrelaçados e inter-retro-conectados.

O ser humano, você e eu, constituímos uma totalidade complexa. Quando dizemos “complexa” significa que não é simples, mas a sinfonia de múltiplas dimensões, como quando escutamos uma musica tocada por vários instrumentos. (nesta hora se escuta uma música com três instrumentos). Entre outras, discernimos três dimensões fundamentais do único ser humano: a exterioridade, a interioridade e a profundidade.

Na exterioridade ou corpo,  são todas as relações que mantemos com o universo, natureza, sociedade, colegas e amigos e com toda a realidade que nos rodeia:  o ar que respiramos, os alimentos que comemos, a água ou as roupas que colocamos. Tudo isso nos dá vida. Tudo isso somos nós. Somos seres vivos com sentimentos (de compaixão, de solidariedade, com sonhos e projetos ) que vive uma rede de relações para fora e para além de si mesmo.

A nossa interioridade: a psique humana. Tão complexa como a anterior habitada por instintos, paixões e desejos, que podemos reconhecer em nós.  Desejamos tudo e todo!!! Sempre querendo mais. E neste desejo nos confundimos, pensamos que a beleza, o dinheiro, a carreira profissional, as festas, a namorada, satisfarão plenamente nossa capacidade de desejar e surge a frustração.

Será que vou encontrar a felicidade e o que desejo? Já passou essa pergunta pela sua cabeça?

(  ) Sim       (  )Não

Se sua resposta foi sim, Bem-vindo!!!

Precisa saber que eu também ,  e que você não é um bicho estranho.

A maioria de nós  fizemos essa pergunta.

Precisa não esquecer que só descansaremos no Ser, no absoluto, na realidade fontal, o  que chamamos de Deus. O Deus que emerge não é o Deus das religiões, mas o Deus da minha caminhada interior rumo às profundezas do meu ser, aquele reduto em mim de difícil acesso, onde mora Deus. A interioridade é a totalidade do nosso ser voltada para dentro, captando tudo o que acontece, os movimentos internos provocados pelo mundo da exterioridade.

A profundidade: o espírito
Por fim o ser humano possui profundidade. Tem a capacidade de captar o que está além das aparências, daquilo que se vê, se escuta, se pensa e se ama. Apreende o outro lado das coisas, sua profundidade. As coisas todas não são apenas coisas. Todas elas símbolos e metáforas de outra realidade que as ultrapassa e que elas recordam

Assim a montanha não é apenas montanha. Sendo montanha, traduz o que significa majestade. O mar evoca grandiosidade; o céu estrelado, infinitude; os olhos profundos de uma criança, o mistério da vida humana e do universo.

Olha as seguintes imagens, o que evocam em você?

Equilibrio[1]
A busca da convergência
Animais
Vivendo em harmônia
india amamenta animais
A natureza em nós
Busca da tranquilidade interior
Busca da tranquilidade interior

Você  gostaria acrescentar ou substituir alguma destas fotos?

Continue experienciando:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s